INNOVATION LAB

Capacitamos a indústria musical com tecnologias áudio inovadoras

Intro

Adoramos nos desafiar a encontrar melhores soluções que sejam mais rápidas, robustas e precisas para o que fazemos. É por isso que investimos mais de três milhões de euros por ano na nossa Investigação e Desenvolvimento internos.

A NOSSA TECNOLOGIA DE AUDIO

Impressão digital acústica

Relacionamos qualquer impressão digital acústica a 500 anos de música indexada na nossa base de dados. As nossas impressões digitais mostram um desempenho preciso em todos os tipos de condições, tais como interrupções, diálogo, ou efeitos sonoros e trabalham com uma seleção de eventos robustos discriminativos. É também utilizado para verificação dos direitos de autor.

Combinação de metadados

Combinamos metadados de plataformas de vendas digitais com as bases de dados musicais internas das entidades de gestão coletiva, e os enriquecemos com a nossa própria base de dados para garantir que está completa. Todos os dias enviamos 27 mil milhões de identificações para assegurar que os criadores musicais recebem os direitos de autor que merecem.

Detector de música inteligente

Utilizamos tecnologia deep learning para analisar gravações áudio e detetar indicadores que mostram a presença de música. Para cada segmento de dois segundos, imprimimos um valor para representar tanto os sons musicais como não musicais presentes na gravação.

Avaliação de audibilidade

A avaliação da audibilidade determina se a música de fundo num programa de televisão, série ou anúncio é “audível” ou “inaudível”. Estas especificações são fornecidas pelo cliente em cada caso.

5Identificação de covers

Utilizamos o nosso algoritmo bem treinado para confirmar se quaisquer 2 arquivos de áudio são a mesma obra musical – quando processados numa base canção vs canção – ou não.

Análise e classificação de gravações de áudio

Uma gravação áudio é processada e avaliada. Uma sequência de notas identificadas correspondentes à gravação áudio é determinada pela identificação iterativa de potenciais notas dentro da gravação áudio. Uma classificação para a gravação áudio é determinada através de uma classificação de afinação e uma classificação de expressão. A gravação áudio inclui uma gravação de pelo menos uma parte de uma composição musical.

Patente europeia de audibilidade

São propostos métodos e dispositivos para estimar a audibilidade de amostras de áudio em misturas áudio em programas de meios de difusão. Os métodos de exemplo compreendem as etapas de fornecer uma matriz de representação de uma mistura de áudio, a mistura de áudio que compreende a amostra de áudio e áudio adicional, fornecer uma matriz de representação da amostra de áudio, extrair a matriz de representação da amostra de áudio da matriz de representação da mistura de áudio para gerar uma matriz de diferença, aplicar um modelo de audibilidade à matriz de diferença para gerar uma matriz de audibilidade, determinar um nível de audibilidade para cada elemento da matriz de audibilidade, e calcular a média dos níveis de audibilidade determinados da matriz para estimar a audibilidade da amostra de áudio.

AS NOSSAS PATENTES

OS NOSSOS PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO

FuturePulse

FuturePulse – Serviços de análise preditiva multimodal e de recomendação para a indústria musical – recebeu financiamento da parte do Horizon 2020, programa de investigação e inovação da União Europeia, ao abrigo da subvenção n.º 761634.

Bloomen

Bloomen – Blockchains na nova era da experiência dos meios de comunicação participativos recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizon 2020 da União Europeia ao abrigo do acordo de subvenção n.º 762091.

NextCore

A Agência Nacional de Investigação do Ministério da Ciência e Inovação (La Agencia Estatal de Investigación del Ministerio de Ciencia e Innovación da Espanha) apoia o projeto Retos-Colaboración 2019 – Nova geração de tecnologia de monitorização musical (NextCore), RTC2019-007248-7.

IDENTI@RT

Identi@rt – Identi @ rt – I+D na preservação do valor dos ativos digitais de música, arte e design, com tecnologia de contabilidade distribuída – (COMRDI18-1-0011) da Comunidade Comunidade (COM18-1-0002) é financiado pela ACTION (Agência para a Competitividade da l’Empresa, Generalitat de Catalunya) como parte dos dois RIS3CAT Comunidades de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

LoudSense

ACCIÓ (Agència per la Competitivitat de l’Empresa, Generalitat de Catalunya) apoia o projeto LoudSense – Sistema de Inteligência Artificial para a estimativa automática da audibilidade da música de fundo em produções audiovisuais (ACE014/20/000051) como parte da chamada INNOTEC 2020.

PICAE

PICAE – Publicació Intel-ligent de Continguts Audiovisuals I Editorials – (COMRDI18-1-0007) da Comunitat Media (COM18-1-0002) é financiada pela ACCIÓ (Agència per la Competitivitat de l’Empresa, Generalitat de Catalunya) como parte dos projetos de colaboração para a investigação, desenvolvimento e inovação das Comunidades RIS3CAT.

DeepTrack

Ministerio de Economía y Empresa (Ministério da Economia e da Empresa) apoia a Ação Estratégica da Economia e da Sociedade Digital – o impulso das Tecnologias de Capacitação Digital 2019, projeto sistema de monitorização de áudio em massa em tempo real baseado na inteligência artificial (DeepTrack), TSI-100903-2019-38.

PlayIT

Ministério da Indústria, Energia e Agenda Digital (Ministerio de Energía, Turismo y Agenda Digital) apoia a Ação Estratégica da Economia e Sociedade Digital – Impulso Tecnológico 2017, Projecto PlayIT: Motor escalável Big Data BI para o processo e identificação de metadados musicais – TSI-100600-2017-20). Co-financiado pelo Fondo Europeo de Desarrollo Regional (FEDER) – O caminho para construir a Europa.

Doutorados Industriais

Os projetos Detecção Música/Fala em programas de meios de difusão (DI46-2016) e Algoritmos de identificação musical utilizando técnicas de aprendizagem profunda (DI46-2020) são apoiados pelo plano de Doutoramento Industrial da Secretaria de Universidades e Investigação do Departamento de Empresas e conhecimento da Generalitat de Cataluña (Secretaría de Universidades e Investigação do Departamento de Empresa y Conocimiento de la Generalitat de Cataluña).

Awards

Mirex

Em 2018, o MIREX – o mais importante concurso internacional de algoritmos MIR (Music Information Retrieval) – reconheceu o nosso algoritmo de detecção de música como o melhor da área, com uma precisão 10 pontos percentuais superior à do algoritmo em segundo lugar. Em 2019, a nossa primeira posição foi restabelecida ao apresentarmos 2 novos algoritmos e ambos obtiveram melhores resultados em comparação com o algoritmo apresentado em 2018.

Awards

Bloomen

A BMAT foi nomeada como ‘Inovadora-Chave‘ pelo Radar de Inovação da Comissão Europeia pelos desenvolvimentos do projeto H2020 Bloomen: A tecnologia Blockchain será utilizada para fornecer proteção aos direitos de autor dos conteúdos nos meios de comunicação.

Publications

Bloomen

Kapsoulis, Nikolaos; Psychas, Alexandros; Palaiokrassas, Georgios; Marinakis, Achilleas; Litke, Antonios; Varvarigou, Theodora; Bouchlis, Charalampos; Raouzaiou, Amaryllis; Calvo, Gonçal; Escudero Subirana, Ordi. 2020. “Consórcio Blockchain de contratos Inteligentes para a Governança dos Direitos Musicais numa Entidade de Gestão Colectiva (EGC), Caso de Utilização“.

Future internet 12, nº 8: 134.

Publications

Doutorados Industriais

Meléndez-Catalán, B. Molina, E., e Gómez, E. (2017). “BAT: uma ferramenta de anotação de eventos áudio de fonte aberta baseada na web“.

3ª Web Audio Conference

Meléndez-Catalán, B. Molina, E., e Gómez, E. (2019b). “Transmissão áudio de meios de comunicação social aberta a partir da TV: Um conjunto de dados de áudio de radiodifusão televisiva com anotações relativas de ruído de música“.

Transactions of the International Society for Music Information Retrieval

Meléndez-Catalán, B. Molina, E., e Gómez, E. (2020). “Estimativa da sonoridade relativa da música, utilizando redes convolutivas temporais e um front-end de extração de características da CNN“.

Nos procedimentos da 23ª International Conference on Digital Audio Effects (DAFx-20), volume 5, páginas 273-280.

AS NOSSAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS E PRÉMIOS